O QUE É LASERTERAPIA?

A Laserterapia, ou Fototerapia, consiste na irradiação de laser de baixa intensidade nas células, ativando componentes celulares e promovendo reações químicas específicas. Esse processo resulta numa “fotoresposta em cadeia”, ou seja, na alteração do metabolismo através da reação celular.
Os chamados cromóforos (ou fotorreceptores) são responsáveis pela absorção da Luz, e consistem em um grupo de moléculas inter-relacionadas (podem ser enzimas, membranas celulares ou quaisquer outras substâncias extracelulares que apresentem a capacidade de absorver luz num determinado comprimento de onda).
Esses fotorreceptores são responsáveis por transferir a energia para outras moléculas e, dessa forma, ativar outras que poderão causar reações químicas ao redor dos tecidos.
A luz emitida pelos equipamentos laser apresenta características específicas dos fótons que a compõem. Em contraste com os lasers de alta potência acima de 1W com efeitos de aquecimento local do tecido promovendo corte, vaporização e ablação. Os lasers de baixa intensidade operam em potências na faixa de miliwats (mw) e a irradiação emitida não é térmica, o que significa que seus efeitos biológicos não são causados por calor perceptível ou lesão celular e sim, por efeitos fotofísicos, fotoquímicos e fotomecânicos nas células dos tecidos irradiados.

Therapy XT

O equipamento Therapy XT emite luz laser vermelha e infravermelha para as finalidades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas

Pode ser utilizado para variados tipos de Terapia por Laser de baixa potência, como: Fisioterapia, Estética e Acupuntura.

Conheça algumas aplicações:

Dermatologia – Acupuntura, acne, alopécia, cicatriz recente, dermatite, furúnculo, eczema, hematoma, herpes, rosácea, estria etc.
Reabilitação, Ortopedia e Medicina Esportiva – Acupuntura, artrite, artrose, bursite, contusões, coluna vertebral, distorções, epicondilite, hematoma, nevralgia do trigêmeo, entre outros.
Laser Acupuntura – Localiza-se pelo Ponto de Acupuntura a área do corpo humano que apresenta maior sensibilidade para realizar tratamento de terapia por Luz Laser, a fim de simular acupuntura.

Analgesia por diferentes vias fisiológicas.
– Lesões agudas;
– Cura de feridas;
– Alívio da dor;
– Lesões crônicas e feridas que estão infectadas ou que não fecham.

Indicações Gerais da Terapia por Laser:
– Tratamento de artrites
– Tratamento de artroses
– Tratamento para paralisia facial
– Tratamento da síndrome do túnel do carpo
– Tratamento de epicondilite
– Tratamento de tendinite
– Tratamento de reumatismo
– Controle de herpes labial e vaginal
– Processos cicatriciais
– Estimulação da produção de colágeno
– Estimulo da microcirculação
– Controle do clônus em paciente com lesão medular
– Redução de edemas
– Regeneração do tecido musculoesquelético
– Aumento da circulação local
– Alivio de dor muscular e articular
– Relaxamento muscular
– Alivio de espasmos musculares
– Alivio da dor e rigidez leves relacionadas com as artrites

Tratamento ILIB Laserterapia Modificada

A técnica de aplicação intravascular de laser terapêutico modificada conhecida como (ILIB modificado) consiste na aplicação contínua e direta de laser terapêutico vermelho, na região da artéria radial. Com a finalidade de combater os radicais livres de oxigênio, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e consequentemente dos tecidos.

Os radicais livres (RL) em geral, têm um período de vida muito curto, sendo produzidos continuamente no organismo a partir de reações bioquímicas, sendo a sua gênese a partir do oxigênio e seus derivados, e também de diversos metais.

Para combater o efeito lesivo dos RL, o organismo lança mão de um sistema de defesa que utiliza: Enzimas, Proteínas e Compostos varredores, mas, dependendo do caso esse sistema poderá ser insuficiente, necessitando de uma terapia medicamentosa auxiliar, para promover a manutenção da Homeostase do organismo, podendo ser essa terapia:

A cada dia os resultados obtidos pela terapia ortomolecular com agentes antioxidantes e quelantes são mais eficazes e satisfatórios.

Com base em trabalhos realizados por Mester os russos a partir de 1970 desenvolveram a laserterapia intravenosa com laser, mostrando a sua eficácia no tratamento de várias patologias crônicas e agudas.

Com a observação da evolução clínica dos pacientes, pesquisas sobre o mecanismo de ação do ILIB, foram intensificadas, evidenciando o efeito antioxidante da laserterapia intravenosa LASER, por aumento da produção da enzima SOD CuZn (superóxido dismutase) fundamental à quebra do mecanismo de formação dos RL gerados a partir do oxigênio, pois a produção do radical superóxido, o primeiro a ser formado a partir do oxigênio, e que servirá de substrato para o desencadeamento da formação de RL mais lesivos, como o radical Hidroxila (OH).

Outro efeito antienvelhecimento evidenciado que é de extrema relevância para pessoas com diabetes é a atuação do laser sobre as hemácias, aumentando sua eficácia, o que promove o aumento significativo da microcirculação sanguínea periférica, que promove como um dos efeitos finais a melhora de cicatrização e hidratação da pele.

Por isso com base no mecanismo de ação descrito, o Laser, mostra-se uma excelente opção terapêutica nas patologias causadas pela ação dos RL, seja como terapia de base ou adjuvante na terapia biomolecular convencional.

O processo de aplicação da laserterapia ILIB convencional era intravenosa, mas por ser invasiva, limitava aos profissionais médicos esse tipo de procedimento. Contudo, os aparelhos LASER por serem os mais potentes do seguimento, possibilita a aplicação tópica e não invasiva, pois, atinge profundidade suficiente para irradiar as artérias, outro fator preponderante é que os referidos aparelhos com aplicação do laser contínuo de 1hora, já programada no aparelho, de maneira que toda corrente sanguínea recebe essa energia fotônica e seus efeitos benéficos.

 

Tratamento ILIB - Laserterapia Modificada

"Os danos causados pelos radicais livres tornam-se os principais fatores que contribuem para o envelhecimento e doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares, declínio do sistema imunológico e disfunções cerebrais"

ILIB nas patologias crônicas:
Doenças do sistema respiratório (Asma, alterações desencadeadas pelo fumo);
Diabetes e suas complicações;
Doenças inflamatórias;
Doenças Cardiovasculares (infarto e angina);
Doenças do sistema vascular periférico e cicatrização em geral.

O laser tem efeito antiplaquetário, analgésico, anti-inflamatório e vasodilatador. “O ILIB melhora a oxigenação e estimula a produção prostaglandina, que diminui a dor, e a serotonina, que geradora de bem estar. O laser ainda auxilia no combate dos sintomas de TPM, estresse, enxaqueca e dores lombares.

Para fins estéticos, o ILIB traz benefícios como rejuvenescimento, pois combate todos os radicais livres do nosso organismo. “É conhecido como soro da juventude a laser e é extremamente relaxante pois uma onda de energia percorre os meridianos do seu corpo.

Vantagens Da Técnica:
– Indolor;
– Não invasivo;
– Sem efeito colateral.

Contraindicações:
– Portador de Marca Passo;
– Histórico pessoal de câncer de pele no local da aplicação;
– Glaucoma;
– Gravidez;
– Fotossensibilidade.

Enviar Mensagem
Estamos Online
Olá
Como posso te ajudar?